Siga por Email

28/06/2010

Mostra com Clássicos do Cinema Egípcio

O Instituto da Cultura Árabe (Icarabe) realiza em São Paulo (SP), entre 25 de junho e 11 de julho, a 4ª Mostra de Cinema Imagens do Oriente 2010 - Clássicos do Cinema Egípcio.

A mostra reúne nove produções de 1948 até a década de 1970, que serão exibidas no CineSesc, Galeria Olido e Cinemateca Brasileira. A programação inclui ainda um encontro com o crítico de cinema egípcio Essam Zakarea.

Além de celebrar os 130 anos da imigração árabe para o Brasil, a iniciativa pretende revelar a história do cinema árabe por meio desses clássicos, realizados durante o que pode ser considerado seu principal período – os anos 1960 estendidos.


O Egito foi pioneiro na filmografia em língua árabe, permanecendo, desde o seu nascimento por volta de 1925 até a década de 1960, como fonte da maior parte das produções exibidas em toda a região.

O evento ocorre em parceria com a Secretaria de Cultura do Município de São Paulo, o Serviço Social do Comércio (Sesc-SP) e o Centro de Estudos Árabes da Universidade de São Paulo, além do Ministério da Cultura da República Árabe do Egito e o Consulado do Egito no Rio de Janeiro. A mostra também conta com o apoio da Cinemateca Brasileira, Embaixada do Brasil no Egito, Imprensa Oficial, Fundação Caipirinha e a ArteEast de Nova Iorque.


Página oficial da Mostra na internet: http://imo2010.icarabe.org.

0 comentários:

Postar um comentário

RSS FeedRSS

 
by Blogger