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24/01/2011

Um pouco sobre Munchkin

Todos nós conhecemos jogos do tipo: “Vamos nos juntar e entrar naquela dungeon, derrotar o troll e ganhar tesouros e xp para o bem da nação e assim acabaremos com o mal no Mundo”. O mal que existe no mundo que se lasque eu quero mesmo é ganhar tesouros, passar de nível, apunhalar os meus companheiros pelas costas e roubar  seus itens mágicos, enquanto caio fora dali, e deixo todos pra trásna companhia de mais algum monstro.
Pois é este o espírito do Munchkin, o jogo de cartas já com mais de 10 anos, mais de meia-dúzia de expansões criado pela Steve Jackson Games, com a arte espectacular do John Kovalic.

 O objetivo do jogo é fazer seu personagem chegar ao nível 10, matando monstros conforme for explorando uma masmorra, com ou sem a ajuda dos membros do grupo. Começando como um simples Humano sem classe, é possível ir adquirindo armas, mudar de raça ou sexo (ops!), ganhar classes, ajudar os outros jogadores (se interessar, claro), e sempre, com um humor fenomenal. Aliás, quem está à espera de um jogo altamente estratégico com mecânicas ultra bem pensadas, pode dirigir-se à saída da masmorra.
No seu turno o jogador arrebenta uma porta para explorar uma sala e ver o que ela contém. Caso seja um monstro vai ter de lutar com ele. Todos os monstros têm um nível que é preciso superar, e para isso utilliza-se o nível atual do personagem e soma-se os bôus das armas e cartas que se possam jogar nesta altura da batalha. Caso este valor seja superior ao do monstro, mata-se o monstro, ganha-se um nível e os tesouros que ele transporta. Caso não se consiga derrotar o monstro, FUJA! mas para fugir é necessário o lançamento de um dado D6 precisamos de tirar 5 ou 6 para conseguirmos fugir com sucesso, caso contrário...
No entanto para complicar as coisas, no decorrer de um combate; qualquer outro jogador pode jogar cartas para nos ajudar ou para ajudar o monstro (heim??), mas podemos sempre pedir ajuda, por norma por negociação da partilha dos tesouros do monstro, uma vez que quem nos ajuda a derrotar um monstro não sobe de nível). Quem nos ajuda adiciona o seu nível e os seus bônus ao nosso e caso tudo isto seja superior ao nível do monstro ele morrerá.

O humor durante todo o jogo é bem diferente de tudo o que você já viu em jogos de RPG. Só quem nunca lutou contra um Advogado Enraivecido Bebê, quando é um Anão Mágico empunhando uma espada flamejante, calçando patins a jato e envergando uma armadura de jornais (não havia dinheiro para mais!), é que não entende a piada de toda a situação. Com uma pitada de RPG’s do gênero (Dungeons & Dragons particularmente), o Munchkin é um jogo para se passar um bom tempo na companhia dos amigos. Apesar de desenhado para 3 a 6 jogadores, para mais do que 4, o jogo fica lento e muito longo.
Atualmente a versão básica do Munchkin tem 6 expansões e muitas variações "temáticas", os spin-offs, não sendo obrigatórias para jogar, são apenas variantes que se podem adicionar para quem já se cansou de ver sempre as mesmas cartas na mesa. Pode-se experimentar qualquer um dos spin-offs que utilizam sempre a mesma mecânica, mas que mudam de tema, e para os mais corajosos podem sempre misturar tudo para um mega jogo:

•Star Munchkin (Ficção Cientifica)

•The Good, The Bad, and The Munchkin (Cowboys)

•Munchkin: Impossible (espiões)

•Munchkin Fu (Kung-Fu/Ninjas)

•Munchkin Bites (Vampiros/Lobisomens)

•Super Munchkin (Super-heróis)

•Munchkin Cthulhu (Lovecraft)

•Munchkin Booty (Piratas)

•Munchkin Zombies (Zombies, será publicado em 2011)

Assista aqui uma DEMO em inglês do site oficial

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